Link

Começou o crowdfunding!

Começou o crowdfunding!

Desde que a viagem começou a ser planejada, a ideia de pedir dinheiro via crowdfunding foi uma opção. No entanto, sempre achei que pedir dinheiro assim era um pouco de folga. Afinal, quem iria doar dinheiro para uma pessoa ir viajar assim, sem mais nem menos?

Ao entrar no bastante esperado site de crowdfunding exclusivo de viagens Trevolta, fiquei atônito com a quantidade de projetos. E mais ainda com a quantidade de projetos meia-boca que tem como objetivo viajar às custas do dinheiro alheio. Nada contra, tem gente que gosta de tudo e tem dinheiro sobrando para ajudar, mas eu me sentiria muito, muito mal e cara de pau de fazer isso. Mas há também projetos muito legais em que realmente a viagem fica em segundo plano e o objetivo fica claro – viajar com um propósito. Tenho a convicção que o meu projeto se encaixa nesse último.

Quando a ideia começou a surgir, a uns 3 anos atrás, os cálculos de custo estavam um pouco, confesso, aquém do real. Achei que daria para fazer a viagem com um terço do dinheiro que consegui economizar nesses 3 anos em que fiquei planejando. Agora, com um bom dinheiro no bolso, a viagem está marcada. O emprego foi largado, a namorada quer me matar e meus pais estão praticamente me deserdando. Mas a viagem vai rolar, custe o que já custou e o que ainda vai custar.

Piadas a parte, tanto minha família quanto minha namorada sempre me apoiaram incondicionalmente. E do emprego saí por uma questão de ética. Trabalhava numa escola e, obviamente, sair no meio do ano não é o que se espera de um profissional de educação. Sempre prezei pelo comprometimento.

Agora, a pouco mais de 40 dias da viagem, percebi que talvez o dinheiro que guardei não seja suficiente, especialmente em se dizendo nos gastos de pós produção. Por mais que tenha muitos amigos editores de vídeo, eles não trabalham de graça e nem eu gostaria de pedir isso. Então decidi abrir o projeto no Trevolta, tentando explicar de uma forma bem animada e descontraída, os meus objetivos.

Assim como boa parte da página no Facebook e desse WordPress, escrevi o projeto em Inglês. Uma viagem dessas, ao meu ver, não pode ficar restrita a um público de um país ou língua somente. Além do mais, pelo que percebi das pessoas que já curtiram a página no Facebook, grande parte delas é do próprio Leste Europeu e ficaram muito surpresas e felizes em saber que tem gente que se “preocupa” com eles. Não seria justo com eles restringir a comunicação em Português somente. Ao mesmo tempo, só escrever em Inglês acaba limitando o público dentro do meu próprio país, o que é inaceitável. Portanto, na medida do possível, vou escrever em Português e traduzir para o Inglês.

A viagem começa dia 24 de abril, quando eu vou para a Polônia. Lá vou comprar o carro e no começo de Maio vou a Berlim e a viagem em si começa. Agora com o projeto no site, espero que alguns estrangeiros doem dinheiro. Já tiveram pessoas que, antes mesmo do projeto sair, já haviam me dito que gostariam de ajudar. Agora a chance está aí.

Ao público brasileiro, peço que, se quiserem ajudar, entrem em contato diretamente comigo. O site retém, honestamente diga-se de passagem, 9% das doações ( O catarse.me fica com 13%, por exemplo), e quem puder doar o dinheiro diretamente para mim fará com que esse dinheiro seja melhor aproveitado.

E, como sempre, fiquem à vontade para dar dicas, criticar, ignorar, enfim, o que quiserem! Obrigado =)

 

O projeto pode ser acessado clicando no link no começo do post ou AQUI.

Leave a Reply

